Passeios e Aventuras

p_e_a2p_e_a1

 

Aproveite sua estadia na ilha para liberar seu espírito aventureiro. Muitos roteiros são auto-guiados e de fácil execução, enquanto outros exigem a presença de um guia. Alguns exigem bastante preparação, sendo realizados apenas por praticantes mais experientes.

Quer passear? São diversas as opções para toda família, incluindo trilhas fáceis que levam a belas cachoeiras, praias quase escondidas e museus que mostram a Ilhabela de tempos atrás e até mesmo peças de antigos naufrágios. Imperdível!

Aqui no Mareilha daremos todas as informações necessárias para o seu paseio. No caso dos passeios com guia, temos agências parceiras que operam os passeios com qualidade e segurança; e nos passeios que você pode fazer por conta própria, daremos todas as informações necessárias.

Listamos aqui 10 sugestões de passeios que também podem ser grandes aventuras. Confira!


 

1. Encare um off-road de jipe

Off-road para CastelhanosUm dos mais famosos passeios de Ilhabela tem como destino a Praia de Castelhanos. Para chegar é preciso cruzar os 22 km da estrada de terra que atravessa ilha de leste a oeste, em meio à beleza da Mata Atlântica. Em alguns trechos a estrada apresenta lama e erosão, garantindo solavancos e muita diversão!

Também é um passeio que você pode fazer sozinho, caso tenha um carro com tração 4×4. Neste caso se programe bem, pois a estrada tem horários determinados para a ida e para a volta. Mas recomendamos fazer o passeio com uma das empresas de turismo da ilha. Além de conhecerem a região muito bem, ainda podem passar por outras cachoeiras na volta, como as do Parque Estadual e da Água Branca.

É um passeio que dura o dia todo, então prepare-se. Não esqueça o repelente, alguma comida ou dinheiro para lanches. Algumas empresas também oferecem a opção de fazer o percurso da ida por jipe e a volta por mar.

Aventure-se! Que tal fazer o mesmo percurso de bike? É desafiador!

 

2. Faça um passeio de escuna

Passeio de EscunaOs passeios por mar são inesquecíveis, uma excelente opção para conhecer praias incríveis em Ilhabela.

Há diversas empresas na ilha que operam passeios de escuna, normalmente com saídas diárias e duração de 4 a 6 horas. O destino é o norte da Ilha, nas praias da Fome (acesso apenas por barco ou trilha), do Poço e do Jabaquara (uma das mais belas praias do Litoral Norte Paulista, com areias claras e cerca de 300 metros de extensão).

Ao fechar o pacote, verifique se bebidas, alimentação e o kit de máscara e snorkel estão inclusos ou são oferecidos à parte. Em algumas empresas, crianças até 10 não pagam, desde que acompanhadas pelos responsáveis.

Não esqueça o repelente, alguma comida ou dinheiro para lanches, pois o bar na praia do Jabaquara não trabalha com cartões.

Quer mais ação? Aventure-se num passeio de flexboat, conhecendo praias ainda mais distantes e misteriosas!

 

3. Participe de uma competição esportiva

Esportes de aventura

Com sua natureza viva e exuberante, Ilhabela tem se mostrado palco ideal para diversos esportes de aventura. São provas de mountain bike, corrida de rua e nas trilhas, natação, stand-up paddle e muito mais.

O Xterra, tradicional competição de aventura, há tempos aportou na ilha. O Aloha Spirit é outra prova que traz competições de remo, canoa hawaiana e stand-up paddle. Outros eventos completam o cenário esportivo da ilha, como as travessias de natação – sem esquecer, claro, das competições de vela.

Se você pratica algum esporte, consulte nosso calendário de eventos e venha participar das competições. Com certeza será uma experiência inesquecível.

As crianças não ficam de fora das competições – quase todas elas promovem provas infantis, como forma de desenvolver nos pequenos o gosto pelo esporte.

 

4. Pratique o Mergulho

Mergulho em IlhabelaO Arquipélago de Ilhabela é um dos melhores locais para mergulho do Brasil, com sol na maior parte do ano, águas geralmente calmas com média de 22 ºC e rica vida marinha – baleias, golfinhos, tartarugas, raias, polvos, corais e uma infinidade de espécies de peixes.

A melhor área para iniciantes é a Ilha das Cabras, enquanto os avançados desfrutam de uma das maiores concentrações de naufrágios do país, além de excelentes pontos de mergulho nas ilhas dos Búzios e da Vitória, com profundidade de até 52 metros e visibilidade de até 20 metros nos melhores dias.

Quem não mergulha com cilindro pode fazer o mergulho livre, com máscara, nadadeiras e snorkel, que também permite contemplar a beleza das águas tropicais.

Venha mergulhar! Programe um curso com as empresas locais e faça seu batismo num dos tantos santuários marinhos da ilha.

 

5. Experimente o Stand-up Paddle

Stand-up PaddleIlhabela é o palco ideal para experimentar diversos esportes náuticos, como é o Stand-up Paddle. O equipamento pode ser encontrado para locação em diversas praias da ilha, com opções de pranchas para iniciantes ou avançados e orientações para quem está começando.

Além do stand-up, Ilhabela oferece diversas opções de esportes náuticos: caiaques, banana boat, disk boat e windsurf são algumas delas.

Que tal experimentar também o kite surf? Os ventos da ilha propiciam o ambiente ideal para a prática desta modalidade.

 

6. Alugue uma lancha ou veleiro

Passeio de lancha por praias paradisíacasEm Ilhabela é possível alugar uma lancha ou veleiro para um passeio exclusivo pelas melhores praias da ilha. A duração do programa, o número de pessoas e o roteiro são combinados diretamente com a operadora, que oferece também marinheiro habilitado para a condução da embarcação.

Existem diversas opções disponíveis, desde os veleiros mais românticos até as lanchas mais potentes. Estando em família ou em grupo, sempre haverá uma embarcação perfeita para a ocasião.

Além de ser um passeio inesquecível, é a melhor maneira de conhecer os cenários mais secretos e deslumbrantes da ilha.

Aventure-se! Quem é habilitado pode locar e conduzir embarcações mais radicais como as moto aquáticas (jet-ski).

 

7. Venha pedalar!

Mountain bike em Castelhanos

Ilhabela oferece diversas opções para quem gosta de pedalar, desde iniciantes a profissionais.

Quem está com a família pode curtir um gostoso pedal na ciclovia à beira-mar, que percorre cerca de seis quilômetros desde a saída da balsa até o centro histórico (Vila).

Os mais aventureiros podem optar por pedaladas até a praia do Jabaquara (norte), de Castelhanos (leste) ou cachoeira da Laje (sul da ilha). Além disso há diversas trilhas em meio à Mata Atlântica, algumas com trechos em boa altitude oferecendo um visual alucinante!

Não trouxe sua bike? Sem problema! Na ilha você pode alugar diversos modelos, tanto para passear na ciclovia como para encarar trilhas mais radicais.

Gosta de esportes de aventura? Venha treinar nas trilhas do XTerra Ilhabela e inscreva-se para participar desta tradicional competição.

 

8. Dê uma volta na Vila

Cento Histórico (Vila) - Rua do MeioO centro histórico, mais conhecido como Vila, é um passeio perfeito para completar o dia. Com diversos restaurantes, lojas e cafés, é ponto de encontro de jovens durante a noite, e de famílias durante o dia.

Tome um sorvete no Rocha e caminhe até o pier, de onde se tem uma bela vista do canal. Visite o Ponto das Letras para folhear livros e revistas enquanto toma um gostoso café, passeie na pracinha e conheça a igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.

Aproveite o fim de tarde e veja o pôr do sol no pier da Vila. É um espetáculo sempre emocionante!

 

9. Aproveite um clube de praia

Clube de Praia - Sea Club

Existem dois clubes de praia em Ilhabela. O primeiro, em frente ao Mareilha, fica no hotel DPNY. Ali o chamado day card garante um passaporte de um dia para que o visitante aproveite a piscina, spa, lounge com acesso a computador, sala de jogos e descanso, parque, bosque e bares, além de poder usar a estrutura para esportes náuticos do hotel. Também inclui pelo menos uma refeição, toalhas, internet wifi e uma cota de consumo ao longo do dia. Mas prepare o bolso!

Outra opção é o Sea Club Ilhabela, que funciona somente como clube de praia (veja a imagem). O forte ali são as festas aos finais de semana, sendo a Sunset a mais famosa. O horário acompanha os clubes e festas de praia da Europa, indo das 14h até as 22h. Os ingressos podem incluir ou não consumação. Fica na praia do Saco da Capela, sendo possível ir até a pé desde a Vila. Tudo começa relaxando na piscina e depois todos acabam dançando, por isso vale levar uma roupa ou saída de praia mais legal para a noite.


 

10. Conheça as praias, trilhas e cachoeiras

São tantas as praias, trilhas e cachoeiras de Ilhabela que não seria justo mostrar apenas uma delas. Por isso deixamos para mostrá-las em páginas à parte. Não importa qual seu espírito – sendo mais para passeio ou preparado para encarar qualquer aventura, sempre haverá um ambiente perfeito para desfrutar.

Bonete-w960